AC2 Logística

logística reversa

O que é logística reversa

O que é logística reversa?

A logística reversa é um conjunto de procedimentos e métodos de coleta e encaminhamento pós-venda ou pós-consumo para o empresariado, reutilizar ou descartar os resíduos apropriadamente.

Concepção de logística reversa

Esse conceito foi inspirado na publicação da Política Nacional de resíduos Sólidos sob a lei nº 12.305 de agosto de 2010. Como parte da definição, foram estabelecidos acordos setoriais quanto à implementação do compartilhamento, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e negociantes. Responsável pelo ciclo de vida do produto.

Dessa forma, o poder público e as empresas privadas devem estimular ações para reduzir a quantidade de resíduos sólidos e resíduos e reduzir seu impacto na saúde humana e no meio ambiente. É aí que entra a Logística Reversa.

Como funciona a logística reversa?

No Brasil, a lei exige que algumas empresas pratiquem a logistica reversa porque trabalham com produtos como:

bateria;
borracha;
agrotóxicos;
óleos lubrificantes;
eletrônicos;
lâmpada.

No entanto, organizações de todos os setores que produzem resíduos sólidos podem seguir essa abordagem. Na verdade, é fundamental porque é uma estratégia para fortalecer a imagem no mercado não para proteger o meio ambiente.

Na logística reversa, a empresa cuida desses resíduos uma vez que estão nas mãos do consumidor. Também pode fornecer um canal para o correto descarte e entrega do produto. Por isso, a participação dos cidadãos e dos órgãos governamentais é importante.

Tudo começa com o próprio consumidor, que tem que devolver a embalagem ou produto que não está mais em uso, seja no ponto de venda ou no ponto de distribuição. O responsável pelo recebimento desses materiais encaminha os resíduos para o fabricante ou importador.

Em seguida, a empresa dá a destinação correta a esses materiais, que podem ser reciclados, reaproveitados ou descartados em local apropriado. A partir de então, um importante aliança foi forjada com cooperativas de catadores e administrações públicas para implantar a coleta seletiva nos municípios.

8 motivos para apostar na logística reversa

Aqui estão algumas boas razões para as pequenas empresas adotarem uma estratégia de logística reversa.

  1. Respeite a lei

Já falamos sobre isso antes, mas vale lembrar: a logística de coleta está prevista na Política Nacional de resíduos Sólidos.

  1. Faça o bem

O impacto dos produtos que você produz no meio ambiente não pode ser ignorado ao longo do ciclo de vida das mercadorias.

  1. Crie uma boa imagem.

Ao cumprir a lei e ser reconhecida como uma empresa amiga do ambiente a empresa acrescenta valor e atrai a atenção dos consumidores sobretudo com um perfil mais consciente.

  1. Melhoria do processo

Ao determinar que os produtos foram devolvidos devido à produção armazenamento, problema ou insatisfação do cliente a empresa pode fazer ajustes na gestão da qualidade.

  1. Economize dinheiro

Quando o processo é melhor Os custos de produção, armazenamento e distribuição são reduzidos. A reutilização de matérias-primas também economiza dinheiro.

  1. Ganhe

Investir na construção de um programa de logistica reversa compreende a se remunerar rapidamente, agregando valor aos produtos e reintegrando-os ao ciclo de negócios.

  1. Ache diferenças

Se o mercado for muito competitivo, uma política de logistica reversa eficaz pode ser um diferencial competitivo para uma empresa.

  1. inspirado pelo mais velho

Há muitos bons exemplos:

-A Bridgestone Recycling usa pneus inservíveis para diversas finalidades. incluindo a reposição de brita no canteiro de obras;
-A Natura mantém um programa de monitoramento e coleta de embalagens colocadas, evitando despejos irregulares no meio ambiente.
-Algumas garrafas de Guaraná Antarctica são feitas de PET reciclado de outras embalagens.
-A constructor WTorre reaproveitou pedra britada de outras obras em novos projetos.
-Vivo recebeu um celular usado. Avalie equipamentos e ceda descontos em novas compras.
-Gigantes como Apple, HP, Philips, Samsung e Dell estão entre as empresas que utilizam pontos de entrega.

Agora que você já sabe o que é logística reversa e qual a sua importância, que tal explorar todos os benefícios que a AC2 tem para sua empresa? Entre em contato conosco!

Calma aí! Não vai embora ainda.

Vem conhecer nosso Instagram!

×