AC2 Logística

Sazonalidade e impacto nas vendas

Sazonalidade e impacto nas vendas

Sazonalidade e impacto nas vendas: A sazonalidade refere-se à volatilidade da sua fórmula de vendas. Isso é causado por fatores externos e pode ou não acontecer de forma previsível. em determinadas eras do ano ou em conexão com eventos incomuns.

Os componentes sazonais que influem o comportamento do consumidor são incontroláveis, principalmente quando essas mudanças estão definitivamente vinculadas a determinados períodos de tempo.No entanto, é responsabilidade dos empreendedores explorar os motivos da sazonalidade em suas empresas para que possam aproveitar seus ciclos fortes e sobreviver à desaceleração.

O que causa sazonalidade nas vendas?

Na sazonalidade e impacto nas vendas, existem muitos fatores sazonais que afetam o volume de vendas. Eles são diferentes para cada canal de negócios. No entanto, podemos identificar itens comuns relatados no mercado.

Saiba quais são abaixo:

Estações do ano: Você não precisa ser agricultora ou operador de agencia de viagens para ser afetado pelas mudanças climáticas sazonais;
Feriados: O verão pode derrubar as vendas de muitas empresas. Os clientes estão se tornando mais difíceis de alcançar e os ciclos de vendas estão começando a ficar mais longos porque os clientes em potencial estão de férias;
Festas de fim de ano e datas comemorativas: Estes são fatores claramente sazonais. Natal, Black Friday, Dia dos Namorados e Dia das mães são exemplos de datas mais desafiadoras. Por outro lado, o período pós-natal imediato costuma trazer retração para o varejo;
Os picos acontecem no final do mês ou trimestre: Finalmente, os tempos de baixo caixa para indivíduos e empresas também podem afetar negativamente as vendas dos negócios.

Como lidar com a sazonalidade?

Os negócios podem ser afetados por fatores sazonais. Consequentemente, você precisa entender quais variáveis ​​estão afetando seu negócio e se aprontar para elas.

As estações são positivos quando as vendas aumentam, como durante o Natal. e negativo quando a demanda é baixa, como em uma sorveteria durante o inverno. A primeira dica é olhar para o seu histórico de vendas ao longo do ano. Esse processo ajuda não apenas a detectar e prever períodos sazonais. Mas também ajuda a identificar a causa.

Planeamento de vendas para o ano com esta temporada em mente. com metas de renda renda recorrente e desempenho passado ajudando você a se aprontar ao longo do tempo. Dessa forma, você também pode usar os tempos mais lentos para fazer alguma preparação. Nesse sentido, vale destacar algumas áreas, como detectamos a seguir.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

Calma aí! Não vai embora ainda.

Vem conhecer nosso Instagram!

×